AI - Redes de Comunicação Industrial

MicroElectrónica  Visão Artificial  Robótica  Consultoria

 

Redes de Comunicação Industrial

A Tropimatica projecta a rede de Comunicação da sua linha de produção. Interligamos os vários equipamentos da máquina. Criámos acessos à Máquina a partir do Exterior.

 

A Tropimatica projecta a rede de Comunicação da sua linha de produção.

Interligamos os vários componentes da máquina optimizando os fluxos de informação e interligando os equipamentos industriais na rede informatica da sua organização.


 

Instalação remota de Sensores e Actuadores

Configuramos redes locais de baixo nível, para acesso remoto a sensores e actuadores. Este tipo de soluções permitem instalar os módulos de IO junto aos sensores e actuadores, reduzindo significativamente a quantidade de cabos instalados, o tempo de electrificação e os custos do equipamento. Configuramos, entre outras, redes DeviceNet e Profibus, adequadas a este tipo de aplicação

 

 

Interligação de equipamentos produtivos

Ligamos os vários equipamentos da linha de produção entre si através de redes Ethernet, Profibus e DeviceNet. Alguns exemplos deste tipo de tecnologia :

Comunicação entre PLC's e Variadores de Velocidade através de rede Profibus ou DeviceNet, permite aceder a todos os parametros do variador a partir do PLC - conhecer o estado do variador, identificar alarmes, alterar frequencia de trabalho, rampas de aceleração, etc. Reduz os custos do hardware porque reduz a quantidade de cabos instalados e utiliza menos módulos analógicos e digitais instalados no PLC. Melhora a manutenção curativa dos equipamentos, porque permite ao PLC conhecer exactamente o que se passa com o variador - pode por exemplo mostrar essa informação nas consolas dos operadores.

Comunicação entre PLC's e Robots em rede DeviceNet A interligação de Robots em rede DeviceNet permite uma significativa redução de custos de hardware - As trocas de informação entre os robots e os plc's passam a ser feitas por rede, o que reduz a necessidade de módulos IO no robot e no plc, assim como a quantidade de cabos instalados. O projecto, instalação e manutenção dos equipamentos são também simplificados.

 

 

Redes de Supervisão

Interligamos a linha de produção com a rede Ethernet da empresa, criando uma rede de supervisão. Torna-se assim possível aceder aos equipamentos produtivos a partir de computadores instalados em postos de gestão da empresa, para recolha de dados de produção e para definição de ordens de trabalho. Passa a ser também possivel aceder aos equipamentos produtivos a partir do exterior via Internet para, por exemplo, serviços de manutenção remota.

 

voltar

Nuno TavaresNuno TavaresNuno Tavares
Back to Top